Tutorial Financeiro




Vídeos Tutoriais

Fluxo de Caixa

Consulte o fluxo de caixa do ano selecionado. Aqui são exibidos todos dados como total de receita, procedimentos, despesas entre outros valores e o saldo total no final de cada mês.

Extrato

Consulte todas as transações e movimentações financeiras da clínica ou consultório.

É possível filtrar as movimentações por período de tempo, contas bancárias cadastradas e forma de pagamento

No final do extrato você terá um resumo de todas as transações no período selecionado, assim como o total de despesas, receitas e saldo, esses são os valores líquidos sem a taxa de retenção da forma de pagamento.

Clique aqui para alterar uma movimentação.

Clique aqui para excluir uma movimentação.

Clique aqui para imprimir o extrato.

Comissão

Consulte todas comissões de cada profissional. Você pode filtrá-las por um período de tempo especifico.

No final da página há um resumo dos valores das comissões, tendo o total de comissões, o total pago e o saldo a pagar.

Para um profissional ter uma comissão sobre um atendimento ele deve inicialmente ter uma comissão geral cadastrada ou uma comissão específica para aquele procedimento. 

Isso deve ser configurado no perfil do profissional na aba Usuários das Configurações

É possível criar novas comissões em um atendimento para o profissional selecionado no botão Nova Comissão.

Para imprimir um relatório sobre as comissões clique no botão Imprimir.

Para excluir uma comissão basta clicar no botão Excluir.

Nova Comissão

Ao abrir a tela para novas comissões é apenas necessário selecionar uma das receitas dos atendimentos do profissional listadas para gerar uma comissão sobre ela.

Receita

Consulte todas receitas lançadas no sistema. 

Você pode filtrá-las por período de tempo, tipos de conta bancária, forma de pagamento, tipo de receita, dentre outros itens.

Ao final da tela existe um resumo das receitas demonstrando o total de transações, o valor total das receitas, o total das taxas, o total a receber e o total recebido.

É possível lançar uma nova receita por essa tela, utilizando o botão Nova Receita.

Estes são as situações que uma receita pode ter:

Receber significa que o valor desta não foi recebido, enquanto

Recebido significa que o valor já foi recebido. 

Quando o valor de uma receita é recebido você pode clicar na situação Receber para confirmar o recebimento, mas esta ação não fica disponível quando uma receita esta com a situação Recebido. 

Caso seja necessário voltar a situação Receber, você deve alterar esta receita.

A situação Parcial informa que o valor recebido não foi o valor total da receita. Para isso acontecer você deve marcar o item Pago nos detalhes da receita, e informar um valor menor do que o valor total a ser recebido.

Para imprimir um relatório sobre as receitas clique no botão Imprimir.

Este botão permite visualizar e imprimir o recibo desta receita. 

Ao clicar neste botão uma caixa é aberta pedindo a confirmação para impressão.

Para alterar uma receita clique no botão Alterar.

Para excluir uma receita clique no botão Excluir.

Nova Receita e Alterar Receita

No caso do lançamento de uma nova receita ou uma alteração em uma já lançada esta será a tela com todas informações.

Caso esta receita ocorra várias vezes, é possível programá-la para se repetir. 

Para isso utilize o campo Repetir para escolher o espaço de tempo e a quantidade de repetições necessárias no campo Qtde Repetições.

Para lançar a comissão para o profissional envolvido na receita basta habilitar o campo Lançar Comissão.

Para aumentar uma parcela na receita basta clicar no botão Pgmto Parcial.

Quando uma receita não é parcelada é exibida apenas um item com o valor total a receber.

Já quando a receita é parcelada, é exibido o número de parcelas dividas igualmente que podem ser alteradas.

Para apagar uma parcela basta um clique no botão Excluir

Quando uma parcela é excluída seu valor é dividido entre as parcelas anteriores não pagas, mas caso não exista nenhuma parcela aberta para a distribuição essa ação não ocorrerá tendo como solução a alteração do valor total da receita ou criação de uma nova parcela.


Pacotes de Atendimento

Pacotes de Atendimentos são um conjunto de sessões de um procedimento. 

Cada pacote tem uma quantidade de atendimentos específica e um valor por atendimento.

Quando um pacote é contratado por um cliente é gerada uma receita única com o valor total do pacote.

Taxa de Retenção

As Taxas de Retenção indicam a quantidade que cada meio de pagamento retém sobre o valor. 

Caso um meio de pagamento esteja sem porcentagem alguma este não terá taxa de retenção.

Quando uma receita for taxada, essa taxa será exibida nos valores a receber e no recebido.

Despesa

Consulte todas despesas lançadas no sistema. Você pode filtra-las por período de tempo, tipos de conta bancaria, tipo de despesa, dentre outros itens.

Ao final da tela existe um resumo das receitas demonstrando o total de transações, o valor total das despesas, o total a pagar e o total pago.

É possível lançar uma nova receita por essa tela, utilizando o botão Nova Receita.

Estes são as situações que uma despesa pode ter: 

Pagar significa que o valor da despesa ainda não foi pago, enquanto 

Pago significa que o valor da despesa já foi pago. 

Quando o valor de uma despesa é pago você pode clicar na situação Pagar para confirmar o pagamento. Esta ação não fica disponível quando uma despesa esta com a situação Pago. 

Caso seja necessário voltar a situação Pagar você deve alterar esta despesa.

A situação Parcial informa que o valor pago não foi o valor total da despesa. Para isso acontecer, deve-se marcar o item Pago nos detalhes da despesa e informar um valor menor do que o valor total a ser pago.

Para imprimir um relatório sobre as comissões clique no botão Imprimir.

Para alterar uma despesa clique no botão Alterar.

Para excluir uma despesa clique no botão Excluir.

Nova Despesa e Alterar Despesa

No caso do lançamento de uma nova despesa ou uma alteração em uma já lançada esta será a tela com todas informações.

Caso esta despesa deve ser repetida várias vezes em uma semana ou mensalmente, é possível programá-la para se repetir. 

Para isso utilize o campo Repetir para escolher o espaço de tempo e a quantidade de repetições necessárias no campo Qtde Repetições.

Para aumentar uma parcela na despesa clique no botão Pgmto Parcial.

Quando uma despesa não é parcelada é exibido apenas um item com o valor total a ser pago.

Já quando a despesa lida com um valor parcelado ela exibe o numero de parcelas dividas igualmente, mas ainda sujeito a alterações.

Para apagar uma parcela basta um clique no botão Excluir da mesma. Quando uma parcela é excluída seu valor é dividido entre as parcelas anteriores não pagas.

Caso não exista nenhuma parcela aberta para a distribuição, essa ação não ocorrerá tendo como solução a alteração do valor total da despesa ou criação de uma nova parcela.